Por que muitos homens tem barba ruiva sem ter cabelo ruivo?

Esse é um mistério que nos confunde por gerações. Muitas pessoas estranham quando suas barbas começam a crescer com cores diferentes de seus cabelos e querem muito saber por que isso acontece.

Em uma entrevista ao Vice, o especialista em genética, Petra Haak-Bloem disse: “Os genes que determinam a cor do cabelo são os chamados de ‘traços hereditários dominantes incompletos’. Isso significa que não há um único gene que é dominante sobre o resto, mas todos os genes influenciam mutuamente.”

Por que muitos homens tem barba ruiva sem ter cabelo ruivo?

Os mesmos genes podem expressar-se de forma diferente para qualquer um. O que permite muitas possibilidades, uma das quais é que, a cor do seu cabelo da cabeça é diferente da cor dos seus pelos da axila, púbis, ou barba.

“De modo geral, as pessoas herdam a cor do cabelo não só de seus pais, mas também de seus avós e antepassados. Portanto, é perfeitamente possível que um antepassado distante tinha uma cor de cabelo que de repente aparece novamente através de uma certa combinação de genes – e que pode ser bastante inesperada para os pais “, Haak-Bloem continuou.

Sem grandes surpresas até aqui, seus genes definem a cor de seus cabelos.

Mas por que tantos homens tem barba ruiva?

Por que muitos homens tem barba ruiva sem ter cabelo ruivo?

O tom da cor do cabelo é determinado pela quantidade de melanina, ou pigmento, no cabelo. Seu DNA não apenas codifica o tipo de pigmento que você tem, mas também quanto dele. “Para as pessoas brancas os tons são dependentes de dois tipos de melanina: eumelanina (pigmento preto) e feomelanina (pigmento vermelho). Células capilares de pessoas de cabelos escuros contêm apenas eumelanina. Os louros têm menos eumelanina. E os cabelos dos ruivos contém principalmente feomelanina”, diz Haak-Bloem.

Mais de uma década atrás, os pesquisadores descobriram que um gene (MC1R) no cromossomo 16, desempenha um papel importante em dar o cabelo vermelho às pessoas. A tarefa do MC1R é produzir uma proteína chamada melanocortina. Essa proteína desempenha um importante papel na conversão de feomelanina em eumelanina.

“Quando alguém herda duas versões mutantes do gene MC1R (um de cada progenitor), menos foemelanina é convertida em eumelanina. A feomelanina se acumula nas células de pigmento e a pessoa acaba com cabelos ruivos e pele clara”.

A barba inesperadamente ruiva é efeito da mesma mutação no gene MC1R. Quando você só tem um gene MC1R mutado, os cabelos vermelhos podem aparecer em lugares “indesejados”. Mas mesmo Haak-Bloem não está completamente certo do mecanismo.

Comentários

Advertisment ad adsense adlogger