Evite que seu gato fique estressado com ajuda dessas 7 ervas

Apesar dos gatos costumarem ser calmos e dorminhocos, existem algumas ocasiões em que eles podem ficar agitados e estressados. Isso pode causar queda de pelo e até a fuga deles.

Sempre existe a ajuda de medicamentos calmantes, mas é muito mais saudável manter nossos bichanos calmos com auxílio de produtos naturais para evitar efeitos colaterais.

Evite que seu gato fique estressado com ajuda dessas 7 ervas

Encontramos essa dica de 7 ervas que podem manter seu gatinho desestressado, feliz e saudável sem complicações. Assim você mantém a sua saúde mental também.

Confira:

#1. Catnip

Conhecida como erva do gato, a catnip é uma erva da família da hortelã, que estimula os gatos através de um composto chamado Nepetalactona. Esse composto a princípio estimula os felinos, ativando os instintos primitivos de caça e liberando as ansiedades e estresse do animal. Depois que o efeito passa, o animal fica tranquilo e dorme muito bem.

Evite que seu gato fique estressado com ajuda dessas 7 ervas

imagem via Falando de Gato

A erva do gato pode ser encontrada em diversos brinquedinhos, como ratinhos de feltro ou bolinhas de pano. Ela é uma droga terapêutica natural que alivia o estresse dos bichanos, sem efeitos tóxicos nem dependência química ou física.

Uma opção legal é ter uma muda da Catnip no jardim ou em vasos, assim você tem certeza da procedência da erva.

#2. Grama de alpiste

As sementes de alpiste são facilmente encontradas como alimento de pássaros. Mas você pode plantá-las para ter uma grama apetitosa para seus gatinhos. E não tem contraindicações.

#3. Dactylis Glomerata

Essa planta é facilmente encontrada na natureza e pode ser encontrada como “grama dos gatos”. Talvez você até tenha visto algum gato comendo algumas folhas por aí.

Evite que seu gato fique estressado com ajuda dessas 7 ervas

imagem via Ponto Garden

Ela é parecida com a grama de alpiste e auxilia na digestão dos gatos, como a maioria das graminhas e capins que eles comem. Você pode encontrar sementes em casas de jardinagem.

#4. Grama de milho de pipoca

Essa a gente já mencionou aqui no blog. A grama de pipoca ajuda os gatos na digestão e eliminação de bolas de pelo, além de deixá-los tranquilos. É fácil de cultivar e a gente ensina como aqui.

Plante milho de pipoca para ter grama pro seu gatinho

#5. Camomila

Já é de conhecimento comum o efeito calmante do chá de camomila para nós, humanos. Ela também é boa para constipação e tem efeitos anti-inflamatórios comprovados. Os mesmos efeitos valem pros gatos. Você pode dar o chá seco com a comida ou diluir um pouquinho de chá na água.

#6. Lavanda

A lavanda tem um perfume gostoso e efeito calmante e vai ser muito útil quando seu gato estiver estressado ou agitado demais. Basta uma gotinha de óleo de essência de lavanda nos brinquedos e cama da fera.

#7. Capim Cidreira

Também conhecido como capim-limão, tem um gosto adocicado que os bichanos adoram e diversos benefícios pra saúde, como efeito calmante e auxílio da digestão. Vale a pena ter plantado pro seu gatinho.

Evite que seu gato fique estressado com ajuda dessas 7 ervas

imagem via blog do ronrom

Essas 7 ervas realmente vão ajudar no dia a dia de quem tem gatos. Se você sabe de mais alguma erva útil para os felinos, conte pra gente nos comentários.

via Blog Areia de Gato e Web Animal

Aproveite também pra compartilhar nas redes com esses botões aqui embaixo!

Comentários

Advertisment ad adsense adlogger