Escrever seus segredos pode te tornar mentalmente saudável, diz estudo

Você ficaria surpreso com o que um papel e uma caneta podem fazer pelo seu bem-estar emocional. Nós provavelmente fazemos uma ou duas coisas durante a vida que ficamos tão envergonhados que escolhemos escondê-las debaixo do tapete e omitir totalmente de nossas vidas.

E se você pensa que esses problemas vão ficar sob o tapete sem quaisquer consequências, pense novamente, pois, surpreendentemente, eles poderiam estar causando algum dano ao seu cérebro. Escrita expressiva poderia ser uma solução simples de como melhorar a saúde mental.

Escrever seus segredos pode te tornar mentalmente saudável, Diz estudo.

Manter segredos danifica seu cérebro

De acordo com um neurocirurgião e diretor executivo da PINGMD, o córtex pré-frontal é o que está no comando das tomadas de decisões, pensamentos complexos e decepções. Quando você mantem um segredo, você vai ficar imaginando um monte de possíveis maus resultados, isso é porque o seu córtex pré-frontal orbital está  lhe dizendo o quão ruim pode ser guardar um segredo. Isso resulta em você estar nervoso a maior parte do tempo e em alguns casos mais graves, a paranoia se estabelece.

Quando a paranoia chega, o cortisol, que é um hormônio do estresse, sofre picos e há muitas coisas que o cortisol pode fazer em seu corpo e seu cérebro. Ele pode ter impacto em sua memória, metabolismo, pressão arterial e até mesmo na parte do seu cérebro onde as respostas e atenção são controlados.

Escrita expressiva pode salvar o seu cérebro

A razão pela qual ficamos ansiosos quando segredos são mantidos em nosso cérebro, é porque estamos pensando sobre eles muito rapidamente. Como um trem de carga se movendo a 200km/h, há tantos pensamentos na sua cabeça sobre as consequências, você pode acabar saindo dos trilhos.

Uma  das maneiras de diminuir e que irá ajudá-lo a remoer menos sobre o problema e as consequências, é escrever seus segredos em palavras. Dando-lhe uma forma concreta, isso nos ajuda a categorizá-los de maneiras novas. Ao escrever sobre um evento perturbador, nós tendemos a pensar melhor sobre eles em um contexto menos ameaçador.

Embora não haja nenhuma evidência concreta para explicar esse fenômeno incomum que funciona para muitos, é mais provável que escrever nossos segredos pode nos ajudar a compreender o desconhecido, porque o que nós não sabemos causa a maior ansiedade.

Seja seu próprio analista

Como melhorar a saúde mental através da escrita expressiva? Você tem de levar em conta que a escrita não deve ser tentando explicar o que aconteceu, mas como você se sentiu sobre o que aconteceu. Uma pesquisa sobre a escrita expressiva foi desenvolvida pelo Dr. James Pennebaker e, até agora, tem obtido bons resultados. Hoje, você vai descobrir mais sobre a escrita expressiva através de um exercício simples para ajudar você a entender melhor a sua situação. Se lembre sempre, você precisa  escrever cerca de 20 minutos por dia durante 4 dias.

As instruções para você escrever este relatório  são as seguintes:

  1. Escreva vinte minutos por dia durante quatro dias consecutivos.
  2. O que você escolheu escrever sobre deve ser extremamente pessoal e importante para você.
  3. Não pare de escrever, e não se preocupe com a ortografia, gramática ou pontuação. Mantenha a caneta no papel!
  4. Escreva apenas para você mesmo e para ninguém mais.
  5. Evite escrever qualquer coisa que te leve ao limite. Caso aconteça, pare de escrever, tome um fôlego e volte a escrever.
  6. Você vai se sentir triste e pra baixo quando você começar esse exercício, mas isso é normal. Dê um tempo e a sensação vai diminuir.

Neste exercício, você é encorajado a escrever seus sentimentos mais profundos e verdadeiros sobre o que aconteceu, e tem que ser enfatizado que a forma escrita deve ser apenas para você mesmo. Seja paciente e compassivo com seu eu interior e se você tem medo de alguém acabar lendo o que você escreveu, destrua logo após escrever.

Algumas semanas depois, você deve escrever sobre como se sentiu sobre o processo de escrita e como ele tem ajudado a compreender melhor a situação. Esperamos que este exercício simples possa ajudar você a ganhar clareza e ajuda-lo a se tornar uma pessoa melhor e mais calma.

via lifehack

Comentários

Advertisment ad adsense adlogger