Delicioso e simples frango assado com ervas e mel para o fim de ano

Um frango assado inteiro pode ser uma adição impressionante para a mesa de ceia de Natal e Ano Novo. Mas nem sempre a gente consegue acertar no assado.

O tempero, a temperatura do forno e a suculência do frango são as maiores preocupações. Mas não se preocupe. Achamos um frango assado simples, com a essência de ervas e mel – não excessivamente doce, mas cheio de sabor – e com todas as direções sobre temperatura e tempo de forno.

Delicioso e simples frango assado com ervas e mel para o fim de ano

Este frango super suculento, saboroso e aromático é coberto com um delicioso molho de mel e vinho branco para extra sabor e aroma. É uma ótima opção para aqueles que querem um prato mais leve, simples e barato, mas que impressione os convidados e família.

Veja a receita passo a passo:

Delicioso e simples frango assado com ervas e mel para o fim de ano

Delicioso e simples frango assado com ervas e mel para o fim de ano

Ingredientes

  • 1 frango inteiro limpo e sem miudezas (de 1,5 a 1,8 kg)
  • 1 punhado pequeno de raminhos frescos de alecrim
  • 1 punhado pequeno de raminhos frescos de tomilho
  • Casca de 1 limão pequeno, picada
  • 1 colher de sopa de suco fresco de limão
  • 2 dentes de alho
  • 2 cebolas grandes, descascadas e cortadas
  • Sal e pimenta a gosto (cuidado com o sal)
  • 1/4 xícara de azeite de oliva
  • 1 colher de sopa de mel
  • Ramos frescos de tomilho e alecrim para enfeitar (opcional)
  • Para o molho de vinho e mel:
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • 1/4 xícara de caldo de galinha
  • 2 colheres de sopa de mel
  • Sal e pimenta a gosto
  • Você também vai precisar de:
  • Forma média para assar
  • Barbante para amarrar o frango
  • Papel alumínio
  • Peneira
  • Pincel para alimentos (opcional)

Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 205º C.
  2. Misture 1/4 de xícara de azeite, 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de suco de limão fresco. Esse é seu molho para temperar.
  3. Separe o seu frango, ervas, casca de limão, alho, e algumas fatias finas de cebola.
  4. Tempere a cavidade do frango com sal e pimenta e passe um pouco do molho de temperar dentro do frango.
  5. Encha a cavidade com a metade do alecrim e tomilho, casca de limão fatiada, dentes de alho, e alguns pedaços da cebola fatiada. Não encha muito a cavidade, deixe espaço para respirar.
  6. Amarre o frango e tempere a parte exterior com sal e pimenta.
  7. Forre o fundo da forma com papel alumínio.
  8. Pegue o restante das cebolas fatiadas e acomode em uma camada uniforme no fundo da sua assadeira. Regue 2 colheres de sopa de azeite sobre as cebolas.
  9. Retire as folhas do resto do alecrim e tomilho, em seguida, coloque as folhas na assadeira bem espalhadas e descarte os caules. Regue a cebola e as folhas de tempero com azeite de oliva.
  10. Coloque o frango sobre a cama de cebolas com o peito para baixo. Passe metade do seu molho de temperar sobre o frango usando um pincel para cobrir uniformemente. Caso não tenha um pincel, espalhe com uma colher.
  11. Cubra a assadeira com papel alumínio (folha antiaderente é melhor). Corte algumas pequenas aberturas nas bordas externas da folha com uma faca. Coloque a assadeira coberta no forno pré-aquecido e cozinhe por 45 minutos.
  12. Retire a assadeira do forno, retire o papel alumínio (reserve) e vire o frango com peito para cima. Remova qualquer cebola ou ervas que tenham grudado no peito do frango.
  13. Pincele o resto do molho de tempero uniformemente sobre o frango. Cubra a assadeira novamente com o papel alumínio furado. Coloque de volta no forno por mais 45 minutos.
  14. Remova o papel alumínio da assadeira e reduza o calor do forno a 190º C. Deixe o frango assar outros 20-30 minutos até que a pele esteja marrom e crocante. A pele pode ficar bem escura em alguns lugares por causa do mel.
  15. Preste atenção no frango com cuidado, porque pode ir do marrom ao preto muito rápido. Algumas pequenas partes pretas na pele não afetarão o sabor de forma negativa.
  16. O frango está pronto quando a pele está bem marrom e a temperatura interna atinge pelo menos 76º C (170º F, como na foto), medido em um termômetro de alimentos na parte mais espessa da coxa.
  17. Retire o frango da assadeira e coloque-o sobre uma tábua de corte ou prato grande. Cubra com papel alumínio para manter o calor e deixe descansar por 15 minutos antes de cortar.
  18. Para o molho de vinho e mel
  19. Enquanto isso, use uma peneira para escoar o líquido que sobrou na assadeira em uma panela pequena.
  20. Deixe escorrer bem e descansar por alguns minutos. Você verá pedacinhos marrons no fundo da panela e gordura mais leve e óleo subir para o topo.
  21. Retire cerca de metade da gordura/óleo do topo do líquido com uma colher.
  22. Adicione 1/2 xícara de vinho branco, 1/4 de xícara de caldo de galinha e 2 colheres de sopa de mel na panela.
  23. Misture bem e aqueça o molho em fogo médio até começar a ferver de leve. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo constantemente.
  24. Retire o molho de mel do fogo e tempere com sal e pimenta a gosto.
  25. Fatie o frango. regue cada porção da carne com um pouco do molho de mel. Decore com tomilho fresco ou alecrim, se desejado, para uma apresentação bonita e aromática.

Considerações e dicas

Você pode facilmente alterar o sabor desse frango mudando as ervas usadas e fazendo algumas alterações no recheio. Para ervas, você pode optar por orégano, manjericão, salsa e cebolinha. Todas frescas, é claro. A casca de limão pode ser trocada por casca de laranja. O suco também. Para mudar mais o sabor do frango, você pode reduzir um pouco a cebola e acrescentar pimentão fatiado em tirinhas, bacon, calabresa e outras carnes defumadas. Dá pra brincar bem com a receita, mas cuidado pra não colocar nada dentro do frango que solte muita água, como tomate, pois isso altera o tempo de cozimento e talvez até a textura do seu frango. Ele pode ficar parecendo assado por fora, mas não totalmente cozido por dentro.

http://dentrodacartola.com/delicioso-e-simples-frango-assado-com-ervas-e-mel-para-as-festas/

via Tori Avey

Comentários

Advertisment ad adsense adlogger