Chega de dor: Descubra a altura ideal do salto alto

O salto alto é uma grande fonte de amor e ódio, uma dúvida constante entre a escolha do estilo contra o conforto.

Andar em um salto agulha muito alto é uma luta (com as raras exceções de alguns) que nunca parece ter um final alternativo que não seja ir mancando para casa com os calcanhares e tornozelos doloridos, dedos dormentes, talvez uma bolha ou duas.

Chega de dor: Descubra a altura ideal do salto alto

Mas tudo bem, porque moda é dor, certo?

Não, vamos acabar com essa atitude de derrotada. Em busca de uma resposta sobre como conseguir conforto sem abrir mão do nosso salto alto, vamos aproveitar o cérebro da Dra. Emily Splichal, podóloga e especialista no movimento humano, para responder a pergunta:

Qual é a altura ideal do salto alto que deve ser comprado?

“Você não deve andar em saltos mais altos do que 3 polegadas (7,62 cm)”, diz ela. “Qualquer coisa acima da marca de 3 polegadas altera a biomecânica de como você anda – os seus passos são encurtados, você não consegue andar muito rápido, o peso de seu corpo é transferido para os calcanhares, o que te tira do seu centro de gravidade e lesiona os joelhos e a região lombar.”

Chega de dor: Descubra a altura ideal do salto alto

E não, ao contrário da crença popular, uma plataforma não vai ajudar – os danos são tão prejudiciais quanto os demais saltos.

Os sapatos muito planos também são prejudiciais, ela adverte. Especialmente se o pé for naturalmente liso (pouca ou nenhuma curvatura): “Um pouco de altura, como um salto de 1 polegada (2,54 cm), coloca o pé em uma posição mais estável.”

A ideia é comprar saltos altos que variam entre 1 a 3 polegadas. “Evite os saltos que são muito altos ou muito planos”, ela aconselha. “Evite os extremos.”

E depois de ler sobre este estudo que explora os efeitos dos saltos sobre a força muscular e o equilíbrio, seria um grave erro não mencionar que correr de salto alto deve ser evitado a todo custo também.

via InStyle

Comentários

Advertisment ad adsense adlogger