9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

Se você está montando ou redecorando uma sala de estar, é importante saber respeitar o espaço e as medidas do mobiliário e a relação entre o ambiente e o mobiliário para criar um espaço confortável e funcional. A primeira coisa que devemos considerar é a proporção dos móveis com o espaço da sala. Móveis pequenos podem ficar tão perfeitos e confortáveis quanto um grande sofá de luxo, você só precisa escolher com sabedoria, e nós vamos te ajudar com essas dicas e regrinhas.

9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

A sala de estar perfeita

Esta ilustração mostra vários móveis que podem ser encontrados em uma sala de estar. Suas necessidades podem variar, mas os princípios são os mesmos. Você vai querer espaço suficiente para circulação entre os móveis e caminhos fáceis e livres entre cada uma das saídas e entradas da sala.

9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

Seta tracejada = caminhos de circulação. Se tiver alguma dúvida sobre a ilustração, deixe nos comentários no final da página.

Os caminhos de circulação devem ter um espaço entre 75 a 90 centímetros livres para facilitar e fluir a locomoção através da sala. Mesas de centro podem ficar até 30 cm perto do assento do sofá, cadeiras e poltronas, não menos. Outros móveis podem precisar de até 61 cm entre eles e você pode calcular esses espaços pensando na movimentação que será executada.

Outra consideração importante é o arco de conversação (circulo tracejado), que não deve passar de 240 cm de diâmetro. A distância entre um assento e outro, bem como a posição, devem ser planejados para que todos possam conversar e ouvir com clareza quando sentados. Uma dica é dividir a sala em 2 focos de conversa caso ela seja muito espaçosa.

Um único sofá

9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

Este sofá contemporâneo feito sob medida mantém esta pequena sala de estar limpa. Compre um sofá de boa qualidade para que ele dure mais tempo, seja confortável e com aparência impecável.

Para salas pequenas, tente encontrar um sofá de 2 ou 3 lugares compacto e adicionar 1 ou 2 cadeiras estofadas para otimizar o espaço e poder acomodar todos os hospedes.

Mesas de centro

9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

Mesas de centro geralmente são o ponto de foco, já que ficam no centro da sala de estar. Você não vai só querer que a mesa seja bonita, mas também que tenha uma boa funcionalidade com o ambiente. Mesas de formato redondo ou oval podem facilitar a passagem na sua volta, mas as quadradas e retangulares vão disponibilizar mais espaço para uso.

Como mencionado antes, as mesas devem estar com no mínimo 30 cm de distância dos assentos, mas tente mantê-la com no máximo 46 a 51 cm de distância para poder alcançar mais fácil as coisas sobre ela enquanto estiver sentado.

Televisão

9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

Já que as televisões vêm em diversos tamanhos, organizar a mobília na sala vai depender do tamanho da TV. Considerando que a média hoje fica entre 40 e 50 polegadas, o ideal é manter os assentos em uma distância de 3 metros.

Também tenha cuidado ao considerar a altura. É comum manter a televisão em uma distância de 38 a 51 cm do chão, mas está cada vez mais popular posicionar a TV acima de lareiras, como na imagem, ou em painéis de parede. Nesses casos, a TV vai ficar 120 a 150 cm acima do chão. E tente colocar a televisão onde não haja área de circulação dentro do campo de visão para que as pessoas não fiquem passando na frente.

Poltronas e cadeiras

9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

Nessa sala de estar espaçosa foram usados 2 conjuntos de assentos extras junto do sofá. Você vai notar que as cadeiras em primeiro plano foram colocadas de modo que sua forma escultural possa ser apreciada tanto da área de circulação como do centro da sala.

As poltronas estofadas ficam no fundo, já que são maiores e ocupam mais espaço. A sala ficou com espaço suficiente para circulação entre os móveis, inclusive nos 2 lados das cadeiras de madeira curvada.

Sofás de canto

9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

Sofás de canto geralmente ocupam mais espaço, mas quando posicionados com cuidado, pode ficar bem aconchegante. Veja como a cor marcante deste sofá agrega mais estilo a está sala com cores neutras. A cadeira moderna de metal, posicionada no cato oposto ao sofá, é um assento extra pra quando se tem companhia. Essencialmente, sofás de canto adicionam assentos suficientes para que outros estofados não sejam necessários.

Passagens livres

9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

Em estilo minimalista, esse sofá curvado contemporâneo cria seu próprio arco de conversação, parecido com os sofás de canto, o que facilita na hora de organizar os demais móveis da sala.

Sofás como esse geralmente ocupam mais espaço, mas nessa sala permitiu criar um espaço aconchegante, funcional e com espaço livre para a porta ampla de vidro e a circulação da sala. A poltrona com pufe complementa o charme e aconchego da sala e o posicionamento equilibrado dos móveis complementam a lareira descentralizada.

Múltiplos sofás

9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

Quando o espaço e o orçamento permitem, vários sofás podem ser posicionados em torno de mesas de centro grandes. Observe que, neste exemplo, a mesa quadrada está centralizada entre os 2 sofás oposto e, a mesa retangular menor, serve ao terceiro sofá.

O conjunto da mobília desta sala ultrapassa o espaço do arco de conversação adequado de aproximadamente 240 cm, mas deste modo, cada sofá é seu próprio grupo de assentos, compondo 3 arcos em uma sala.

Itens de arte

9 Dicas para ter uma sala de estar decorada na medida certa

Antes de decidir definitivamente toda a mobília que você quer colocar na sua sala de estar, pense nas peças de arte. Pinturas e quadros grandes precisam de um bom espaço na parede e devem ser posicionados longe das entradas do cômodo, mas dentro do campo de visão, para que possam ser vistos quando alguém está entrando na sala. Uma boa dica é pendurá-los na altura da visão, com o topo do quadro logo acima da altura dos olhos.

via Houzz

Gostou das dicas? Aproveite pra compartilhar nas redes sociais e nos deixar um comentário.

Comentários

Advertisment ad adsense adlogger