8 Motivos que vão te fazer tomar água de gengibre todos os dias

O gengibre é um dos temperos mais poderosos que se pode encontrar no mercado hoje. Seus benefícios a saúde e usos medicinais são infinitos e nós devemos prestar muita atenção aos atributos positivos que essa raiz pode nos prover. Enquanto nós provavelmente conhecemos o gengibre como uma raiz que pode ser usada como tempero em certas comidas ou ser usado em alguns sucos ou bebidas para aumentar o ânimo ou acrescentar um sabor diferente, o gengibre tem realmente muito mais do que imaginamos e nós só sabemos a ponta do iceberg.

8 Motivos que vão te fazer tomar água de gengibre todos os dias

O gengibre tem vários nutrientes e compostos bioativos que ajudam a aliviar problemas digestivos ou qualquer tipo de náuseas. A raiz pode ser consumida fresca, moída em pó, com sucos, seca ou em óleo. Ela também pode ser consumida como bebida: a água de gengibre, que é um chá da raiz fresca, fervida com água de 10 a 20 minutos, resfriada e coada. Veja 8 razões e benefícios para consumir água de gengibre como parte de sua dieta diária.

Ajuda a aliviar problemas de digestão e azia

O gengibre é uma planta original da China, e a raiz é a parte que usamos como um tempero ou ingrediente. Dentro do gengibre encontramos uma substância poderosa chamada Gingerol, que tem uma enorme gama de benefícios para a saúde e fins medicinais. A raiz de gengibre tem sido usada durante séculos para ajudar com problemas de saúde diversos, como problemas digestivos, problemas de estômago e outras.

Síndrome do intestino irritável, por exemplo, pode ser muito doloroso, causando inchaço, gases, cólicas, diarreia, e até mesmo prisão de ventre. Felizmente, pode-se reduzir os sintomas com o gengibre, já que ele acalma e relaxa o intestino, o que ajuda a aliviar todos os sintomas da síndrome.

Outro problema que pode ser resolvido com essa raiz milagrosa é a azia, que afeta milhões de pessoas todos os dias. É doloroso, desconfortável e bem irritante. Na verdade, muitos dos medicamentos bloqueadores de ácido normalmente prescritos pelos médicos simplesmente não funcionam para todos. Se você já tentou outros métodos sem sucesso, tomar água de gengibre todo dia pode fornecer o alívio que você está procurando.

Emagrece!

Muitos de nós gostaríamos e perder alguns quilinhos, mas parece que nada do que fazemos funciona. Se você estiver tentando perder peso sem sucesso, tente beber água de gengibre todos os dias. A raiz tem se mostrado muito efetivo para acelerar o metabolismo.

Além disso, ele é utilizado como um ingrediente ativo em muitos suplementos de perda de peso. A raiz também suprime o apetite, ajudando você a se sentir saciado por mais tempo. Vamos fazer a matemática: comer menos calorias + queimar mais calorias = perda de peso!

Cura enjoos e náusea

Talvez você já esteja familiarizado com a capacidade do gengibre de ajudar com doenças relacionadas a náuseas. Com seu sabor ligeiramente picante, a raiz pode às vezes ser considerada irritante para o estômago, mas isso é um mito.

O gengibre é um remédio altamente eficaz para a doenças relacionadas com o estômago, como enjoos de todos os tipos, incluindo enjoo matinal da gravidez e náusea de viagem – é muito utilizado como um remédio para enjoo do mar, como acontece em viagens de barcos e navios.

Pode ajudar a aliviar náuseas após a cirurgias também, mas se você está grávida ou realizando algum tratamento de saúde, sempre consulte seu médico antes de consumir qualquer medicamento, inclusive os naturais, como o gengibre.

É um ótimo anti-inflamatório e pode ser um analgésico melhor que os de farmácia

Voltando ao Gingerol, esta substância do gengibre tem grandes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Gingerol é o ingrediente bioativo proeminente no gengibre, e é encontrado nos óleos naturais da raiz. Então, quando aquecemos o gengibre, como no preparo da água de gengibre, estamos liberando os antioxidantes e as propriedades anti-inflamatórias do Gingerol, o que pode reduzir o nosso risco de doenças cardiovasculares e câncer.

Ao combinar o consumo diário da água de gengibre com probióticos e multivitaminas, podemos manter um nível preventivo de boa saúde. E, embora diferentes graus de dor precisem de atenção diferente, a água de gengibre sempre pode ajudar no processo de recuperação, e pode ser um remédio simples, eficaz e facilmente disponível.

Ajuda na circulação e melhora o desejo sexual

Acredite ou não, o gengibre na verdade aumenta o seu desejo de ficar “louco” nos lençóis! Gengibre naturalmente melhora a circulação do corpo, e por isso também ajuda com artrite e intestino irritável. Fazendo isso, a raiz também melhora a circulação através dos nossos órgãos sexuais. Esta circulação aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos, o que significa que você vai ficar no ponto mais vezes facilmente!

Diminui as chances de você ter Alzheimer

Se alguém em sua família imediata está sofrendo de Alzheimer, você poderia estar em risco de desenvolver a doença também. Existem alguns estudos que têm demonstrado que Alzheimer pode ter relação genética, o que significa que pode ser passado pela família geneticamente. Beber água de gengibre todos os dias reduz o risco de contrair a doença, porque o gengibre se mostrou capaz de retardar a perda de células cerebrais.

Gengibre estimula o sistema imunológico e combate doenças respiratórias

Sempre parece que você está resfriado ou com o nariz escorrendo, e simplesmente não passa nunca? Água de gengibre é a resposta! A raiz estimula o sistema imunológico. Os médicos dizem que o gengibre pode limpar o sistema linfático, eliminar as toxinas, e matar as bactérias. Todas estas vantagens conduzem a mais tempo gasto sendo saudável.

Reduz sintomas e cólicas do período menstrual

Todos os meses, mais de 50% das mulheres em idade fértil sofrem de cólica menstrual. Mas o problema não para nas cólicas, que já podem ser terríveis e desconfortáveis. A mulher pode sofrer de dores de cabeça, enjoo, diarreia, vômitos, cansaço e nervosismo, além das cólicas que podem fazer doer a região inferior da barriga e costas, pélvis e até as pernas em certos casos. Mas todos esses sintomas podem ser resolvidos com o gengibre para se ter um período menstrual mais fácil e tranquilo.

Como falamos até agora, a água de gengibre pode ser um remédio caseiro perfeito para vários desses problemas graças as suas propriedades. Pode aliviar as próprias cólicas além das dores, enjoos e problemas digestivos. E ainda pode-se combinar o gengibre com a camomila, para um efeito calmante, essencial para quem sofre com o nervosismo do período.

via Lifehack aqui e aqui e Chá de Gengibre

Comentários

Advertisment ad adsense adlogger