5 Tubarões estranhos que vivem no oceano profundo

Quer eles mereçam ou não sua notória reputação, os tubarões são uma fonte comum de medo. Mas os banhistas não devem se preocupar sobre ver algum destes tubarões assustadores, eles vivem a pelo menos 300 metros abaixo da superfície do oceano. Aqui estão alguns tubarões misteriosos que vivem nas profundezas.

#1 Tubarão-da-Groenlândia

5 Tubarões estranhos que vivem no oceano profundo

A primeira parte do nome científico do tubarão-da-Groenlândia, Somniosus microcephaluss, significa “sono”, uma referência a seu estilo de vida lento. O segundo maior tubarão predatório no oceano se move a um ritmo glacial de uma milha por hora. O nome também faz sentido no contexto do efeito que o tubarão tem sobre aqueles que o comem. Sua carne contém a substância tóxica N-óxido de trimetilamina, e ingeri-la pode causar vômitos, diarreia, convulsões e o sensação de embriaguez. Os tubarões também são capazes de ter vidas anormalmente longas. Em 2016, os investigadores encontraram um espécime nas profundezas do Ártico que tinha aproximadamente 392 anos.

#2 Tubarão-duende

5 Tubarões estranhos que vivem no oceano profundo

O tubarão-duende não é conhecido por sua beleza. Sua característica definidora é uma boca dentada que se torna ainda mais assustadora quando se lança para frente a partir do crânio para agarrar presas. Felizmente, para qualquer pessoa que não gosta de sua aparência, o tubarão-duende fica apenas nas profundezas, até 1.300 metros, onde olhares não são uma prioridade

#3 Tubarão-inchado

5 Tubarões estranhos que vivem no oceano profundo

Este tubarão tem um jeito diferente para lidar com os inimigos: Quando ameaçado, eles sugam grandes goles de água e incham até duas vezes o seu tamanho normal. Este comportamento torna difícil para um predador morder ou expulsar ele de sua fenda rochosa.

Manchas marrons e manchas brancas decoram seu corpo. Durante o dia, este pequeno, inofensivo e bem camuflado tubarão se esconde em fendas rochosas. À noite, ele se alimenta sugando ativamente alguns peixes. Ele também captura alguns enquanto descansa de boca aberta, deixando a presa passar ou ser levada pelas correntes.

#4 Tubarão-charuto

5 Tubarões estranhos que vivem no oceano profundo

Este tubarão obteve seu nome a partir de um comportamento bastante macabro: Ao se alimentar, os predadores, de 40 a 55 centímetros trava suas presas com lábios de ventosa e gira para arrancar pedaços circulares de carne. As feridas que deixam, tem um formato parecido com o de um biscoito. Eles podem ser encontrados a 975 metros de profundidade durante o dia, mas eles vão para mais perto da superfície durante a noite para caçar. Apesar de sua mordida não ser mortal, seu “sorriso” cheio de dentes, não é algo que você gostaria de ver quando for nadar durante a noite.

#5 Tubarão-cobra

5 Tubarões estranhos que vivem no oceano profundo

O Tubarão-cobra tem estado por ai por cerca de 80 milhões de anos, um fato que é mais fácil de se notar quando você da uma olhada neles. Sua boca pré-histórica conta com 300 dentes, divididos em 25 fileiras que brilham, o que serve como isca para suas presas.

Em 2007, um grupo de pescadores fez história quando avistaram um tubarão-cobra vivo em águas rasas ao largo da costa do Japão. Ele foi levado para o Parque Marinho Awashima em Shizuoka, onde foi transferido para uma piscina de água salgada. Depois que algumas fotografias incrivelmente raras foram tiradas, o tubarão infelizmente morreu algumas horas depois.

via mentalfloss

Comentários

Advertisment ad adsense adlogger